O que e O albinismo ? Voçe sabe?

O albinismo (do termo em latim albus, "branco"; também chamado de acromia, acromasia ou acromatose) é um distúrbio congênito caracterizado pela ausência completa ou parcial de pigmento na pele, cabelos e olhos, devido à ausência ou defeito de uma enzima envolvida na produção de melanina. O albinismo resulta de uma herança de alelos de gene recessivo e é conhecido por afetar todos os vertebrados, incluindo seres humanos. O termo mais comum usado para um organismo afetado por albinismo é "albino".
O albinismo é associado com um número de defeitos de visão, como fotofobia, nistagmo e astigmatismo. A falta de pigmentação da pele faz com que o organismo fique mais suscetível a queimaduras solares e câncer de pele
O albinismo é uma condição de natureza genética em que há um defeito na produção pelo organismo de melanina. Este defeito é a causa de uma ausência parcial ou total da pigmentação dos olhos, pele e pêlos do animal afetado. Também aparecem equivalentes do albinismo nos vegetais, em que faltam alguns compostos corantes, como o caroteno. É uma condição hereditária que aparece com a combinação de genes que são recessivos nos pais.[1]
Os principais tipos de albinismo são os seguintes:
  1. Oculocutâneo (completo ou total) - em que todo o corpo é afetado;
  2. Ocular - somente os olhos sofrem da despigmentação;
  3. Parcial - o organismo produz melanina (ou corantes, se no vegetal) na maior parte do corpo, mas em outras partes isto não ocorre como, por exemplo, nas extremidades superiores.
.A palavra albinismo deriva do latim albus, que significa branco. Também é conhecido como Hipopigmentação
Nos indivíduos comuns/médios o organismo transforma um aminoácido chamado tirosina na substância conhecida por melanina. Para que haja produção de melanina devem ocorrer uma série de reações enzimáticas (metabolismo) por meio dos quais se opera a transformação do aminoácido Y (chamado tyr) em melanina, por intermédio da acção da enzima tirosinase.
Os indivíduos que padecem de albinismo têm este caminho metabólico interrompido, já que sua enzima tirosinase não apresenta nenhuma actividade (ou esta é tão pequena que é insuficiente), de modo que a transformação não ocorre e tais indivíduos ficarão sem pigmentação

A melanina se distribui por todo o corpo, dando cor e proteção à pele, cabelos e à íris dos olhos. Quando o corpo é incapaz de produzir esta substância, ou de distribuí-la por todo o soma, ocorre a hipopigmentação, conhecida por albinismo.

O albinismo é hereditário, e transmite-se de três formas distintas:
  1. Autossómica recessiva;
  2. Autossómica dominante, e
3.Ligado ao cromossomo X, quando afecta apenas indivíduos do sexo masculino.

O albinismo completo se apresenta quando a carência da substância corante se percebe na pele, no cabelo e nos olhos, sendo conhecido como albinismo oculo-cutâneo ou tiroxinase-negativo. Estes indivíduos apresentam a pele e os pêlos de cores branca, e os olhos de tom rosado. Sofrem de transtornos visuais, fotofobia, movimento involuntário dos olhos (nistagmus) ou estrabismo e, em casos mais severos, podem chegar à cegueira. A exposição ao sol não produz o bronzeamento, além de causar queimaduras de graus variados.
No albinismo ocular, uma versão menos severa deste transtorno, apenas os olhos são afetados. Nesta variedade do albinismo a cor da íris pode variar de azul a verde e, em alguns casos, castanho-claro - e cuja detecção se dá mediante exame médico. Nestes casos a fóvea (responsável pela acuidade visual, no olho) tende a desenvolver-se menos, pela falta da melanina, que cumpre um papel central no desenvolvimento do olho, nos fetos.
 Outras doenças associadas à falta de melanina

 Síndrome de Waardenberg: é um transtorno que se apresenta como uma mecha de pêlos que crescem sem pigmentação na parte frontal da cabeça, ou pela ausência de pigmentação numa das íris.

  • Síndrome de Chediak-Higashi: falta parcial da pigmentação na pele, associado a alterações imunológicas celulares, tendo tendência a criar graves infecções sistémicas.
  • Esclerose tuberosa: pequenas áreas localizadas com despigmentação.
  • Síndrome de Hermansky-Pudiak: albinismo generalizado, associado com problemas sangüíneos, pulmonares e intestinais.
Os animais albinos, via de regra, não sobrevivem por muito tempo em seu meio natural em virtude de sua debilidade ante os raios solares e ainda porque sua falta de coloração os delata facilmente, quer para suas presas, quer para seus predadores.
Deve-se diferenciar, porém, os animais albinos daqueles que possuem a coloração branca (ou leucísticos). Comumente são vendidos animais como albinos quando na realidade trata-se de animais de pelagem branca mas que ainda assim possuem melanina em seu organismo, como ocorre aos ursos do Ártico.
A vida em cativeiro dos animais albinos é, sem dúvida, a única forma de manter sua sobrevivência. Por sua beleza e raridade, tornam-se atração em alguns zoológicos do mundo, como os seguintes:
Uma cobra albina de duas cabeças é exibida em museu na Basileia, localizada em território suíço. Segundo o dono, Tom Beser, outras sete cobras também vivem com duas cabeças, porém somente esta apresenta albinismo ao mesmo tempo. O réptil pertence ao gênero 'Thamnophis'. A imagem foi divulgada nesta quarta-feira no site do jornal britânico 'The Telegraph'.  (Foto: Reprodução / The Telegraph)
  • O gorila chamado Copito de Nieve (Floquinho de Neve), único albino conhecido de sua espécie, que vivia no Zoológico de Barcelona, até sua morte causada por cancro de pele em 24 de novembro de 2003. Viveu por 40 anos, e nascera na Guiné Equatorial.
  • No zoológico de Barranquilla (Colômbia) vive um espécime de macaco-aranha albino, da espécie Ateles ater, conhecida popularmente pelo nome de Marimonda.
  • Mecky Way, um ouriço criado em liberdade, na Alemanha.
  • Snowdrop, um pingüim sul-africano albino, que vivia no zoológico de Bristol (Reino Unido) até sua morte em agosto de 2004. Era um dos quatro casos documentados de albinismo nesta espécie.
  • Os espetaculares pavões reais albinos dos zoológicos de Connecticut (Estados Unidos) e Lahore (Paquistão), Cangurú, nascido no zoológico de Brasília(Brasil).
  • Mince, uma cobra albina de 2 cabeças, que foi vista numa exposição de animais exóticos na Suíça.
O gorila chamado Copito de Nieve (Floquinho de Neve), único albino conhecido de sua espécie, que vivia no Zoológico de Barcelona, até sua morte causada por cancro de pele em 24 de novembro de 2003. Viveu por 40 anos, e nascera na Guiné Equatorial.
 Fonte de Pesquisa ,Direitos autorais e Creditos 

O QUE E SÍNDROME DE ANGELMAN ?

Relatada pela primeira vez em 1965 pelo neurologista britânico, Dr. Harry Angelman , é um distúrbio neurológico causando Retardo Mental, alterações de comportamento e características físicas próprias.
Dr. Harry Angelman
 Por ser uma doença rara e pouco divulgada, esta doença genética compromete substancialmente o diagnóstico por parte dos profissionais da saúde infantil e mesmo da neuro-psiquiatria
 Diagnóstico
 É feito, geralmente a partir do primeiro ano de vida por um pediatra, geneticista clínico ou pelo neurologista que se baseiam na história do desenvolvimento motor, desenvolvimento da fala, em relatos de movimentos atípicos incluindo tremores, flapping das mãos, andar desequilibrado com as pernas rígidas, abertas e os braços afastados do corpo na tentativa de melhorar o equilíbrio. 
 O paciente com esta síndrome tem um comportamento alegre, caracterizado com riso fácil e freqüente, se comunicando com dificuldade em conseqüência da diminuição de sua capacidade de expressão oral. 
 SINTOMAS
  • Problemas alimentares.
  • Atraso em aprender a engatinhar, a sentar e a andar.
  • Dificuldade ou ausência de fala.
  • Dificuldade de aprendizado.
  • Epilepsia.
  • Eletroencefalograma anormal.
  • Movimentos anormais.
  • Natureza afetuosa, alegre e com sorriso freqüente.
  • Transtornos no sono.
  • Andar desequilibrado com as pernas abertas e rígidas.
  • Tamanho da cabeça menor do que o normal, freqüentemente com achatamento posterior.
  • Traços faciais característicos (boca grande, queixo proeminente, dentes espaçados, bochechas acentuadas, lábio superior fino, olhos fundos, tendência a deixar a língua entre os dentes).
  • Tem os cabelos finos, claros e a pele também bastante clara, normalmente são confundidos com os albinos.
  • Redução da pigmentação ocular (normalmente tem olhos claros).
  • Estrabismo.
  • Desvio de coluna.
    Ritratto di fanciullo con disegno Giovanni Francesco Caroto.jpg
    "Garoto com um fantoche" ou "Uma criança com um desenho" de Giovanni Francesco Caroto. Possivelmente Portador da síndrome.


 Não há cura para a Síndrome de Angelman, mas, há alguns tratamentos para os seus sintomas. A epilepsia pode ser controlada através do uso de medicação, a fisioterapia é uma aliada importante para estimular as articulações prevenindo sua rigidez. Terapia ocupacional ajuda a melhorar a motricidade fina e controlar a conduta motoro-bucal. Terapias de comunicação e fonaudiologia também são essenciais para se trabalhar a fala. A hidroterapia e musicoterapia também são muito utilizados na melhoria dos sintomas desta síndrome. Modificação da conduta tanto em casa, quanto no colégio, podem permitir que a criança possa desenvolver, ela mesma, a capacidade de realizar a maioria das tarefas relacionadas com o comer, o vestir e realizar inclusive atividades de casa, neste caso a ajuda, compreensão e paciência dos familiares é essencial para essa conduta.

Saiba diferenciar a Dengue Com as Outras Doenças Parecidas

Um exame de sangue específico (coleta de líquor), cujo resultado saiu após a morte do paciente, indicou que o menino tinha, na verdade, dengue.
Segundo o especialista, por mais que existam semelhanças, alguns aspectos relacionados ao comportamento das infecções no corpo são essenciais para fechar o diagnóstico. A meningite e a leptospirose, por exemplo, são doenças cujos sintomas são graves logo no início.
“A dengue começa a se agravar a partir do quarto dia. É quando os sinais ficam mais agudos. As outras duas já no primeiro dia têm sintomas mais pesados”, explica.
‘Gripe seca’
Já a gripe apresenta os chamados “sintomas respiratórios”: coriza, tosse, dor na garganta. “A dor na garganta pode até aparecer levemente na dengue, mas os outros sintomas, não. Costumamos dizer que a dengue é como uma gripe seca”, disse.
Além disso, para melhorar o diagnóstico, é preciso que se analise outros fatores relacionados ao paciente, como histórico familiar e epidemio lógico. “Se vizinhos tiveram dengue, por exemplo, é bem provável que o paciente também tenha a doença. Além disso, o médico deve sempre pedir exames de sangue”, orienta Migowski.
Guaratiba: medo do inseto
Moradores da região de Guaratiba, onde Rafael vivia, reclamam da falta de agentes de saúde no local antes da morte do menino. Segundo eles, os técnicos só estiveram na Avenida Carnaubeira, rua da família da criança, depois do dia 3 de fevereiro, data da morte. Guaratiba fica na região de Campo Grande e é a terceira pior área em número de casos de dengue: 1.625, atrás somente de Bangu e Madureira.
A Secretaria Municipal de Saúde negou as denúncias dos moradores. Segundo o órgão, Guaratiba recebeu fumacê, que combate o mosquito adulto, no final de dezembro por seis semanas. Além disso, a secretaria afirmou que dez agentes de saúde atuam no local e que, em dezembro, eles realizaram vistoria em imóveis e eliminaram focos do Aedes aegypti.
Cuba vai testar vacina em humanos
Pesquisadores cubanos anunciaram ontem que vão começar a testar em seres humanos, ainda este ano, uma vacina capaz de proteger contra os quatro tipos de dengue.
O diretor do Centro de Engenharia Genética e Bio tecnologia (Cigb) de Cuba, Gerardo Guillén, afirmou que testes em macacos mostraram que a vacina controlou a multi plicação do vírus no organismo.
A pesquisadora Lisset Hermida, que coordena a equipe que executa o projeto, disse que ele começou a ser desenvolvido em 1992. O estágio atual está na fase de testes pré-clínicos em primatas, que antecede as provas realizadas com humanos.
No Brasil, testes em humanos com uma vacina produzida pelo laboratório Sanofi Pasteur já estão sendo realizados desde agosto em cinco capitais: Campo Grande, Fortaleza, Goiânia, Natal e Vitória. Esse não é o único grupo de pesquisadores brasileiros empenhado em elaborar uma vacina para a dengue. O Instituto Butantan, vinculado ao governo do estado de São Paulo, e à Fundação Oswaldo Cruz, do governo federal, também têm projetos para elaborar uma vacina.
Proteja-se
REPELENTE – Deve ser usado principalmente em crianças. O ideal é limitar o uso até três vezes por dia. E só utilizar sob orientação médica.
AR-CONDICIONADO – O Aedes aegypti não gosta de lugares frios. Ligar o ar não é garantia de se livrar do mosquito, mas ajuda.
PREVENÇÃO - Não adianta só cuidar da própria casa. Cobre prevenção da escola onde seu filho estuda, do local onde você trabalha e até dos seus vizinhos. Todos precisam colaborar.

Fonte de Pesquisas Direitos e Créditos: 

GREVE ÔNIBUS BH: Termina sem acordo

Terrmina sem acordo primeira reunião entre empresas e motoristas
Nova reunião no Tribunal Regional do Trabalho está marcada para às 17 horas.
ADAMO BAZANI – CBN
Acabou há poucos minutos sem acordo a primeira reunião do dia entre os sindicatos trabalhistas e patronais para tentarem dar fim à greve dos motoristas e cobradores de ônibus.
O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Belo Horizonte apresentou oficialmente a proposta de 20% de aumento nos salários da categoria para o Setra e o Sintram, sindicato das empresas, mas as viações continuam oferecendo 6% de aumentos salariais.
Os trabalhadores também pedem aumento para 30 folhas de tíquete- alimentação, no valor de R$ 15,00 cada folha, Participação nos Lucros e Resultados, redução na jornada de trabalho, fim da dupla função no caso de motoristas que dirigem e cobram e banheiros femininos nos terminais de ônibus e estações BHBus.
OS empresários oferecem aumento no valor do tíquete-alimentação de 6% e participação nos lucros de R$ 150,00 para quem ganha até R$ 1 mil e de R$ 300 para salários acima deste valor.
Logo mais às 17 horas deve ser realizada uma nova reunião de conciliação entre empresários e representantes de trabalhadores no TRT – Tribuna Regional do Trabalho para tentar colocar fim à paralisação.
No final da manhã da terça-feira, dia 13 de março de 2012, o 1º vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região de Minas Gerais, Marcus Moura Ferreira, determinou que 50% da frota de ônibus prevista para circulação fossem colocados em operação. A quantidade, de acordo com a determinação, deve subir para 70% da frota programada nos horários de pico das 06 h às 09 h e das 17 h às 20 horas.
Com isso, o desembargador Marcus Moura Ferreira atendeu parcialmente à liminar requerida pelos empresários de ônibus pelas representações patronais. O Setra – BH – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte, que reúne as companhias da capital, e o Sintram – BH – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros, das empresas que atendem aos municípios da Grande BH, pediram a ilegalidade da greve.
Elas alegaram que não foram comunicadas com 72 horas de antecedência conforme prevê a Lei de Greve.
O desembargador alegou que o TRT não deve deliberar sobre ilegalidade ou abusividade de uma greve. Pelo não cumprimento da determinação foi estipulada uma multa diária de R$ 30 mil contra o sindicato dos trabalhadores.
A Justiça determinou também que a BHTrans, a Transcon e a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas – Setop fiscalizassem o cumprimento da decisão judicial.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Blog Ponto de Ônibus-Fonte de Direitos autorais -Pesquisa e Creditos!

Americano Acusado de matar 16 Civis afegãos havia bebido e sofria de estresse de Combate


 Foto: ©AFP/Arquivo / Jangir
WASHINGTON, 16 Mar 2012 (AFP) -O sargento americano acusado de matar 16 civis afegãos havia bebido e sofria de estresse de combate, revelou um funcionário americano ao jornal The New York Times nesta quinta-feira.
O militar também passava um momento difícil em seu casamento quando abandonou a base na província de Kandahar, no domingo passado, para matar os 16 civis, a maioria crianças, segundo o funcionário.
"Somando tudo, foi uma combinação de estresse, álcool e problemas domésticos (...), simplesmente ele perdeu o controle".
O sargento, que chegou ao Afeganistão após três missões no Iraque, estaria no momento detido no Kuwait e deve ser enviado aos Estados Unidos nesta sexta-feira, segundo o New York Times.
O massacre complicou ainda mais as difíceis relações diplomáticas entre Washington e Cabul.
Os Estados Unidos invadiram o Afeganistão no final de 2001, após os ataques do 11 de setembro.
Fonte de Pesquisa direitos autorais e creditos http://zip.net/btf3Bs
 Fonte da Foto http://glo.bo/wRLMEM

presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta terça-feira (13) que o país utilizarão toda a força da lei contra o soldado acusado de matar 16 civis no Afeganistão.
Obama também disse que, apesar da indignação causada pelo massacre, mantém a confiança de que Washington cumprirá sua missão de sair de forma ordenada do Afeganistão, ao mesmo tempo em que continua desmantelando a liderança da rede terrorista da al-Qaeda neste país.
Obama disse ao presidente Hamid Karzai que "os Estados Unidos levam isso tão a sério como se os nossos próprios cidadãos e os nossos próprios filhos tivessem sido assassinados".
"Estamos de coração partido pela perda de vidas inocentes. O assassinato de civis inocentes é ultrajante e inaceitável. Não é o que somos como um país, e não representa o nosso exército".

Obama disse que pediu ao Pentágono para não poupar esforços na realização de uma investigação completa, que analise o porquê do sargento do exército e veterano de três viagens ao Iraque ter aparentemente deixado a sua base e realizado um massacre sozinho.
"Posso garantir ao povo americano e ao povo afegão que acompanharemos os fatos, onde quer que eles nos levem, e vamos garantir que quem esteve envolvido seja plenamente responsabilizado com toda a força da lei".
Fonte de Pesquisa, Direitos e creditos