O Que e Daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia)

O daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual onde se vê várias cores caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.
O distúrbio, que era conhecido desde o século XVIII, recebeu esse nome em homenagem ao químico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar a anomalia de que ele mesmo era portador. Uma vez que esse problema está geneticamente ligado ao cromossomo X, ocorre com maior frequência entre os homens, que possuem apenas um cromossomo X, enquanto mulheres possuem dois.
Os portadores do gene anômalo apresentam dificuldade na percepção de determinadas cores primárias, como o verde e o vermelho, o que se repercute na percepção das restantes cores do espectro. Esta perturbação é causada por ausência ou menor número de alguns tipos de cones ou por uma perda de função parcial ou total destes, normalmente associada à diminuição de pigmento nos fotorreceptores que deixam de ser capazes de processar diferencialmente a informação luminosa de cor.

A retina humana possui três tipos de células sensíveis à cor, chamadas cones. Cada um deles é sensível a uma determinada faixa de comprimentos de onda do espectro luminoso, mais precisamente ao picos situados a 419 nm (azul-violeta), 531 nm (verde) e 559 nm (verde-amarelo).
A classificação dos cones em "vermelho", "verde" e "azul" (RGB) é uma simplificação usada por comodidade para tipificar as três frequências alvos, embora não corresponda à sensibilidade real dos fotorreceptores dos cones. Todos os tons existentes derivam da combinação dessas três cores primárias.
As tonalidades visíveis dependem do modo como cada tipo de cone é estimulado. A luz azul, por exemplo, é captada pelos cones de "alta frequência". No caso dos daltônicos, algumas dessas células não estão presentes em número suficiente ou registam uma anomalia no pigmento característico dos fotorreceptores no interior dos cones.

Tipos de daltonismo

Não existem níveis de daltonismo, apenas tipos. Podemos considerar que existem três grupos de discromatopsias: monocromacias, dicromacias e tricromacias anómalas.
Monocromacia ocorre quando há apenas percepção de luminosidade na visão dos animais. São as células bastonetes as responsáveis por esta percepção, que permite variações diferentes da cor cinza. Normalmente, os monocromatas apresentam a chamada "visão em preto e branco".
  • O monocromata típico é caracterizado pelo monocromatismo de bastonetes, que corresponde a uma discriminação de cores nulas pela falta de cones. Ocorre na população humana com uma incidência de 0,003% nos homens e de 0,002% nas mulheres. Essa característica é encontrada em muitos animais, como aqueles de hábitos noturnos, peixes abissais, cachorros e pinguins.
  • O monocromata atípico possui um monocromatismo de cones, assim a não discriminação de cores é devido a falta de sinais oponentes por ter apenas um tipo de cone. É muito raro na população humana. É encontrado em alguns animais, como em alguns ratos e no quivi, ave neozelandesa, que enxergam tons no espectro da luz verde.
A dicromacia, que resulta da ausência de um tipo específico de cones, pode apresentar-se sob a forma de:
Teste de Daltonismo
Direitos da fonte da Foto
http://www.sabertudo.net/teste-daltonismo-informacoes.html
  • protanopia, em que há ausência na retina de cones "vermelhos" ou de "comprimento de onda longo", resultando na impossibilidade de discriminar cores no segmento verde-amarelo-vermelho do espectro. O seu ponto neutro encontra-se nos 492 nm. Há igualmente menor sensibilidade à luz na parte do espectro acima do laranja.
  • deuteranopia, em que há ausência de cones "verdes" ou de comprimento de onda intermédio, resultando, igualmente, na impossibilidade de discriminar cores no segmento verde-amarelo-vermelho do espectro.Trata-se uma das formas de daltonismo mais raras(cerca de 1% da população masculina), e corresponde àquela que afectou John Dalton (o diagnóstico foi confirmado em 1995, através do exame do Ácido desoxirribonucleico do seu globo ocular). O seu ponto neutro encontra-se nos 492 nm.
  • tritanopia, em que há ausência de cones "azuis" ou de comprimento de onda curta, resultando na impossibilidade de ver cores na faixa azul-amarelo.
A tricromacia anómala resulta de uma mutação no pigmento dos fotorreceptores dos cones retinianos, e manifesta-se em três anomalias distintas:
  • protanomalia, presença de uma mutação do pigmento sensível às frequências mais longas ("cones vermelhos"). Resulta numa menor sensibilidade ao vermelho e num escurecimento das cores perto das frequências mais longas (que pode levar à confusão entre vermelho e preto). Atinge cerca de 1% da população masculina.
  • deuteranomalia, presença de uma mutação do pigmento sensível às frequências intermédias ("cones verdes")). Resulta numa maior dificuldade em discriminar o verde. É responsável por cerca de metade dos casos de daltonismo.
  • tritanomalia, presença de uma mutação do pigmento sensível às frequências curtas ("cones azuis"). Forma mais rara, que impossibilita a discriminação de cores na faixa do azul-amarelo. O gene afectado situa-se no cromossoma 7 ao contrário das outras tricromacias anómalas, em que a mutação genética atinge o cromossoma X.
Um tipo raro de daltonismo é aquele em que há uma "cegueira" completa para as cores: o mundo é visto a preto e branco e em tons de cinza. Nesse caso, estamos perante aquilo a que se dá o nome de visão acromática.


A mutação genética que provoca o daltonismo sobreviveu pela vantagem dada aos daltônicos ao longo da história evolutiva. Essa vantagem advém, sobretudo, do fato de os portadores desses genes possuírem uma melhor capacidade de visão noturna, bem como maior capacidade de reconhecerem elementos semiocultos, como animais ou pessoas disfarçadas pela sua camuflagem.
Como o daltonismo é provocado por genes recessivos localizados no cromossomo X (sem alelos no Y), o problema ocorre muito mais frequentemente nos homens que nas mulheres. Estima-se que 8% da população masculina seja portadora do distúrbio, embora apenas 1 % das mulheres sejam atingidas.
Genótipo Fenótipo Detalhes
X_D|X_D Mulher com visão normal Homozigótica não portadora do gene anômalo (DD, normal)
X_D|X_d Mulher com visão normal Heterozigótica portadora do gene anômalo (Dd, normal)
X_d|X_d Mulher daltónica Homozigótica recessiva (dd, daltónica)
X_D|Y Homem com visão normal Homozigótico dominante (D, normal)
X_d|Y Homem daltónico Homozigótico recessivo (d, daltónico)
No caso de um indivíduo do sexo masculino, como não aparece o alelo D, bastará um simples gene recessivo para que ele manifeste daltonismo, o que não acontece com o sexo feminino pois, para manifestar a doença, uma mulher necessita dos dois genes recessivos dd.
  • Se a mãe não for daltónica nem portadora (DD) e o pai possuir visão normal (D), nenhum dos descendentes será daltónico nem portador.
  • Se a mãe possuir visão normal (DD) e o pai for daltónico (d), nenhum dos descendentes será daltônico, porém as filhas serão portadoras do gene (Dd).
  • Se a mãe for portadora do gene (Dd) e o pai possuir visão normal (D), há a probabilidade de 50% dos filhos serem daltónicos e 50% das filhas serem portadoras do gene.
  • Se a mãe for portadora do gene (Dd) e o pai for daltónico (d), 50% dos filhos e das filhas serão daltónicos.
  • Se a mãe for daltónica (dd) e o pai possuir visão normal (D), todos os filhos serão daltónicos (d) e todas as filhas serão portadoras (Dd).
  • Se a mãe for daltônica (dd) e o pai também (d) 100% dos filhos e filhas também serão daltônicos.

Existem três métodos para se diagnosticar a presença do daltonismo e determinar em que grau ele está afetando a percepção das cores de uma pessoa:
  • anomaloscópio de Nagel - consiste em um aparelho onde o indivíduo que vai ser examinado tem seu campo de visão dividido em duas partes. Uma delas é iluminada por uma luz monocromática amarela, enquanto a outra é iluminada por uma diversas luzes monocromáticas verdes e vermelhas. O examinado deve tentar igualar os dois campos, alterando a razão entre a intensidade das luzes vermelha e verde, e modificando a intensidade da luz amarela;
  • lãs de Holmgreen - consiste na avaliação da capacidade de separar determinados fios de em diversas cores;
  • teste de cores de Ishihara - consiste na exibição de uma série de cartões pontilhados em várias tonalidades diferentes. Esse é o método mais frequentemente utilizado para se diagnosticar a presença do daltonismo, sobretudo nas deficiências envolvendo a percepção das cores vermelho e verde. Uma figura (normalmente uma letra ou algarismo) é desenhada em um cartão contendo um grande número de pontos com tonalidades que variam ligeiramente entre si, de modo que possa ser perfeitamente identificada por uma pessoa com visão normal. Porém um daltônico terá dificuldades em visualizá-la.
Como o teste de Ishihara não pode ser utilizado por crianças ainda não alfabetizadas, desenvolveu-se um método secundário onde os cartões, em vez de números e letras, contêm desenhos de figuras geométricas, como quadrados, círculos e triângulos, que podem facilmente ser identificados por crianças em idade pré-escolar.
Atualmente não existe nenhum tipo de tratamento conhecido para esse distúrbio. Há porém, uma empresa americana fabricando lentes que permitiriam a distinção de cores pelos daltônicos. Elas seriam seletivas quanto à passagem de luz, bloqueando o necessário para corrigir defeitos da visão. Os tais óculos custam cerca de US$ 700. Mas alguns estudiosos ainda encaram a iniciativa com reservas alegando que não há estudos científicos que reconhecidamente indiquem o método.
Porém, um daltônico pode viver de modo perfeitamente normal, desde que tenha conhecimento das limitações de sua visão. O portador do problema pode, por exemplo, observar a posição das cores de um semáforo, de modo a saber qual a cor indicada pela lâmpada. Como na idade escolar surgem as primeiras dificuldades com cores, sobretudo em desenhos e mapas, os pais e professores devem estar atentos ao problema, evitando constranger e traumatizar a criança. Pode ser frustrante para uma criança ter a certeza de que está vendo algo em determinada cor, enquanto todos os colegas e a professora afirmam que ela está errada.
Em 2009 pesquisadores da Universidade de Washington e da Universidade da Flórida conseguiram restabelecer o processo de visão de macacos da espécie Saimiri sciureus através de tratamento genético.[1]

Adaptações

Para um daltônico, navegar em websites coloridos da Internet pode ser uma experiência não muito agradável. Alguns textos podem estar ilegíveis, ou mesmo a leitura dos gráficos pode ser impossibilitada devido o esquema de cores utilizado. Para possibilitar a leitura destes textos e gráficos foi desenvolvido por Daniel Ruoso, um desenvolvedor daltônico, o libcolorblind[1] que é um software que faz transformações nas cores no sentido de permitir que cores dúbias sejam colocadas em posições diferentes do espectro de cor, de forma a tornarem-se diferenciáveis por um daltônico. O programa de acessibilidade do Gnome, gnome-mag, tem suporte a esse software e fornece uma maneira intuitiva de ativar e desativar os filtros.
Algumas cidades já possuem semáforos adaptados para os portadores de daltonismo (quer condutores/quer pedestres), que apresentam uma faixa branca ao lado da luz amarela, possibilitando ao daltônico distinguir qual a cor do sinal aceso pela posição da luz (acima ou abaixo da faixa).
Lápis de cores podem ter o nome de cada cor gravada em seu corpo de modo a facilitar sua identificação.

Direito dos portadores de daltonismo

A justiça brasileira reconheceu que os portadores de daltonismo são sujeitos dos direitos que a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra Pessoas Portadoras de Deficiência estabelece e que cursos de educação complementar públicos ou privados devem promover adaptações em materiais didáticos para possibilitar o acesso dos daltónicos a informação


 Direitos autorais ,creditos  e Fonte de Pesquisas:
  1. G1. Cientistas - terapia genética. Página visitada em 17/09/2009.
  2. Turma Recursal do Tribunal de Justiça . Página visitada em 02/10/2011.
  3. Publicação no Diário Oficial do TJBA.
  4. Jornal Direitos . Página visitada em 19/10/2011.

Van Helsing Informa

Para vc que esta no Curso de Informática , manutenção de computadores venha participar de nosso fórum de informática , venha tirar sua duvida , deixe sua pergunta e estamos disposto a ajudar a responder A Suas  perguntas , Sou tec em Informática (Manutenção e reparos de Computadores) a mais de 15 anos no mesmo serviço (eita)
Para vc que não esta acostumado a consertar mais  também  queira aprender também e bem vindo .
Entre e deixe sua pergunta que faremos o Possível para responder a vários foums dentro da  pagina a sua disposição visite

Cadastre-se e seja bem vindo fórum online 24 horas por dia para sua alegria.
Tudo sobre manutenção , reparos de computadores , reparos de fontes, gravadores de Dvd , teste e Pesquisas sobre sistemas Operacionais ,placas-mãe e periféricos fação uma visita e cadastre -se no fórum e um fórum  que pertence ao blog Van helsing Utilidades e Pesquisas Diversas 

 Um abraço a todos e seja bem vindo .

O prejuizo Da Greve dos Motoristas e cobradores chega a 15 milhões Em BH- MG

Os prejuízos na capital mineira chegam a 15 milhões diários devido à diminuição do fluxo de ônibus que consequentemente diminui o fluxo de pessoas dispostas a sair de casa. Fica muito complicado sair nesse caos. As organizações do comercio afirmam que o movimento caiu algo em torno de 50%. Esse percentual é representativo para qualquer comercio. Algo interessante que devemos observar é que esses números são apenas referentes a capital mineira. Ao todo são dez cidades da região metropolitana que aderiram a greve.E nessas cidades assim como em Belo horizonte temos diversos outros setores, como por exemplo o industrial. Por isso o prejuízo é muito maior que isso. Contagem que tem um número de empresas grande, sendo opção de muitas empresas de produção também apresentou números ruins que não foram divulgados. Muitas empresas tiveram problemas com o não comparecimento de colaboradores e tiveram redução em sua produtividade. As empresas tem sim direito de cobrar dos colaboradores a hora de trabalho depois, mas aí o prejuizo volta para o lado do colaborador que já sofre com as incontaveis horas no trânsito.

Foto retirada de agencianoticias.com.br
 Nesses períodos o dia é marcado pelas faltas e atrasos. As empresas acabam ficando mancas pelos buracos dos colaboradores que não conseguem chegar ao trabalho. A comunicação fica travada entre as empresas e muita coisa fica parada devido ao numero de faltas. Diante dessa situação muitas empresas adotaram a locação de vans para buscar seus colaboradores em pontos estratégicos para garantir o funcionamento normal de suas operações. Uma das coisas que chamaram atenção nessa manifestação foi os números de atendimento mínimo das linhas de transporte coletivo. Em muitos casos eles usaram de possíveis brechas na lei para causar caos em determinadas regiões colocando em algumas linhas 2% do funcionamento total e em outras 89%. Assim alguns pontos foram totalmente massacrados, piorando ainda mais a situação dos usuários do transporte coletivo que já seria precário com os 30% de atendimento assegurado por lei.

A verdade é que a situação fica precária para todo mundo e o transito fica congestionado. É complicada essa situação. Ao menos os postos de combustíveis devem estar faturando um pouco com o aumento do fluxo de veículos pessoais nas ruas. As empresas em geral, que precisam dos seus colaboradores e todos nos cidadãos acabamos ficando prejudicados e um pouco mais estressados, já que aqueles que saem de casa para trabalhar ou para qualquer outra atividade já saem de casa sabendo que ira encontrar muitas dificuldades para chegar aos seus destinos. O resultado de toda greve que afetam os setores essenciais para a população é a geração de transtorno e prejuizos. Se as partes, grevistas e empregadores, sairão satisfeitas com o acordo no fim da greve é outro assunto.

Direitos Autorais da Pesquisa e Creditos
Yuri Gonçalves Campos
site
Administradores.com.br