O que e o Cartão Cidadão ?

Saiba mais

O que é


O Cartão Cidadão é um cartão magnético, emitido pela CAIXA, que permite a você consultar informações sobre o FGTS e quotas do PIS, bem como sacar os benefícios que tiver direito.A todos os cidadãos brasileiros. O cartão oferece segurança, pelo uso de senha pessoal para identificação, e conveniência de poder ser utilizado em todas as agências da CAIXA, terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes CAIXA AQUI.
                                                                            Para que serve
- Consultar saldo e extrato da conta vinculada ao FGTS, bem como saldo de quotas do PIS;
- Efetuar saque da conta vinculada ao FGTS, até o limite de R$ 600,00;
- Receber, se tiver direito, benefícios referentes aos programas de transferência de renda (Bolsa Família, Bolsa Escola, por exemplo), abono salarial, rendimentos do PIS e seguro-desemprego.

Condições para adquirir

Para ter acesso ao Cartão Cidadão, é necessário que o trabalhador esteja cadastrado no PIS/PASEP, no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Os dados cadastrais e o endereço devem estar atualizados e válidos perante a CAIXA.
O cartão não será emitido se o trabalhador possuir outro cartão referente aos programas de transferência de renda, como o programa Bolsa Família, já que todos têm a mesma função - consulta e recebimento dos benefícios sociais.
Para adquirir o Cartão Cidadão, é preciso ir a uma agência da CAIXA ou solicitá-lo pelo 0800-726-0101. Porém, para usá-lo, o trabalhador precisará de senha, que só poderá ser cadastrada na agência.

Como funciona
O Cartão Cidadão utiliza mídia magnética para permitir a identificação do usuário e o seu acesso a consultas e saques. Como medida de segurança, também, é exigida uma senha pessoal, que deve ser cadastrada nas agências da CAIXA.

A quem se Destina?
A todos os trabalhadores brasileiros. O cartão oferece segurança, pelo uso de senha pessoal para identificação, e a conveniência de ser utilizado em todas as agências da CAIXA, terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui.

O Cartão Cidadão é um cartão magnético, emitido pela CAIXA, que permite consultar informações sobre o FGTS e quotas do PIS, bem como sacar os benefícios a que tiver direito.

Todo trabalhador brasileiro pode ter um Cartão Cidadão. Solicite o seu gratuitamente por meio do telefone 0800-726-0101, tendo em mãos o número do PIS ou dirija-se a uma agência da CAIXA mais próxima.

Para ter acesso ao Cartão Cidadão, é necessário estar cadastrado no PIS/PASEP, no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Os dados cadastrais e o endereço devem estar atualizados e válidos perante a CAIXA Caso já possua outro cartão referente aos programas de transferência de renda, como o do Bolsa Família, por exemplo, o cartão não será emitido. Todos esses cartões possuem a mesma função - consulta e recebimento dos benefícios sociais
fonte de Pesquisa: